Contador Grátis Erik Têndoro Blog: Você já matou um...

25 de janeiro de 2010

Você já matou um...



Pensando um pouco sobre a qualidade dos cultos prestados a Deus, nós nos decepcionamos por diversos aspectos, hoje os homens passaram de adoradores para frequentadores de cultos, culto passou a ser um evento social e não espiritual.

Alguns cultos tornam-se cansativos, frios e desanimados, confesso que já passei mal após o término da ministração da palavra em algumas igrejas, devido ao peso na atmosfera espiritual do lugar, e excesso de elementos que prejudicam a exposição da palavra de Deus. Logo os que deveriam contribuir para um culto alegre e abençoado são os que cooperam para “matar o culto”.

E você já “matou” algum?

Se não “matou” sozinho, qual foi sua participação?

Difícil responder? Abaixo segue as principais maneiras de se “matar um culto” e um pregador, e em longo prazo matar uma igreja inteira.

1 – Nunca chegue no horário certo, se chegar, faça uma horinha lá fora. Nunca ore oferecendo aqueles momentos a Deus e intercedendo para um bom andamento do culto.

2 – Não ore muito durante os cultos, quando orar faça pedidos pessoais e egoístas, Ahh... nunca, nunca!!! feche os olhos, isso mata o pastor rapidinho.

3 – Ande, vá ao banheiro sempre, vá beber água todos os momentos, hoje em dia quem consegue ficar 01h30min no mesmo lugar. Se fosse um filme até poderia ficar sentado, mas culto realmente não dá.

4 - Converse por sinais com quem esta longe, e cochiche alto com quem esta perto e Ohh!! Nunca bata palmas ou levante quando o pastor mandar, ele não sabe quanto você vive cansado por esses dias.

5 – Se for músico, não se esqueça de pegar os instrumentos e ficar ensaiando notas enquanto o preletor prega, se tiver dúvida na nota peça ajuda para o músico que tiver perto, o culto vai passar rapidinho.

6 – Após a leitura bíblica, continue folheando a bíblia, não dê sua atenção ao pregador, o começo da mensagem é mais difícil, ele acaba se perdendo.

7 – Na mesa de som, antes do pregar tomar o púlpito, abaixe bem o som do microfone e retire os retornos, ele vai perder a voz rapidinho, além de ficar irritado.

8 – Se for obreiro, olhe para o chão ou para o alto o tempo todo, nunca faça sinal de positivo com a cabeça, glorifique muito, mas em pensamento, pois se glorificar alto, ira dar margem para o pregador se entusiasmar, melhor não arriscar, principalmente se o pregador for mais novo do que você.

9 – Se for cantor, nunca tenha em mãos os CDs, sempre abra bolsas e mais bolsas procurando o tal, antes de cantar, leia um texto bíblico com calma e bastante pausas, peça desculpas por não ter ensaiado, ao término do louvor fale mais uns 5 minutinhos, a igreja vai ficar entediada.

10 – Se for pastor, comente qualquer coisa, ria alto, se precisar saia do altar e volte no finalzinho da mensagem. Isso deixa o pregador inquieto.

11 – Se for congresso, principalmente de domingo, dê inúmeras oportunidades, saudações para lideres, dirigentes, regentes, grupos, não passe a palavra para o pregador antes das 20:50 h, senão ele estica muito a mensagem.


12- Olho no relógio, beirando 21 h comece com os bocejos, espreguice, desvie o olhar para portas e janelas, assim você esta avisando que o horário esta findando, lembre-se quem avisa amigo é. Faça a sua parte! Se der 21 h, levante vá em direção a porta feche a cara, converse mais alto. Não existe culto que resista a isso.

13 –Na ministração no fim do culto coloque as mãos no bolso, olhe para os lados, duvide quando o pregador diz que Deus vai batizar, renovar, curar e etc.


14 – Fim do culto corte volta do pregador, corra dos seus trabalhos, esses CDs DVD e livros são apenas para bancar a vida boa dele, ignore, despreze, saia pela outra porta. Esse não vai aparecer mais ai.

15 – Tesoureiro no fim do culto abrace o pregador que viajou quilômetros para estar ali e diga: - Deus recompense, gentilmente ofereça os itens da cantina para o pregador e seus filhos dizendo: - só custa 2 reais e ainda ganhe o refrigerante, até pregador pode comprar.


A igreja e as pessoas matam cultos, matam pregadores, exploram pessoas, vão acabar mortas também. Mais jamais vão conseguir matar a mensagem de Deus ao coração do homem, por pior que seja o culto a palavra de Deus jamais voltará vazia.

Isaias 55. 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.


Abraço
Deus abençoe
Erik Rafael Tendoro
eriktendoro.blogspot.com
eriktendoro@hotmail.com
Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

Unknown disse...

perfeito tudo q vc escreveu, muito inspirado, e amais pura verdade em relação a igreja atuaalmente
é bom q as pessoas se conscientizem e vá a igreja adorar a Deus em espirito e em verdade
c nao for pra isso NÃO VÁ
Deus abençoe vc'

Erik Têndoro disse...

Olá Tamires, que a graça do salvador esteja contigo.

Obrigado pela visita no blog e por deixar seu precioso comentário, e quanto a nós adoraremos ao senhor em todo tempo.
abraço
Deus abençoe
Erik Têndoro

Erik Têndoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom ,mesmo! Excelente! Parabéns por tudo isso, por nos ensinar a adorarmos a Deus em espirito e em verdade, e não sermo " Matadores de cultos" Deus continue te abençoando

Pesquisar no blog