Contador Grátis Erik Têndoro Blog: Educar, um desafio para quem leva filhos a sério

19 de janeiro de 2010

Educar, um desafio para quem leva filhos a sério



—TE AMO FILHO!
—ti amu pai

—DORME COM JESUS!
—dormi cum Zesuis

—FILHO...
—hã!

—NÃO ESQUEÇA, O PAI É SEU MELHOR...........
—amiguuuuuuu!!!!!!!

Olá pessoal, olá papais e mamães, em poucas linhas desse texto você já vai descobrir que tipo de pai/mãe você é, estou aqui para tratar de um assunto sério, Educação! Eu particularmente me preocupo muito com a educação do meu filho Derik e da Ingrid que esta a caminho, o texto que você leu acima se repete diariamente em minha casa antes de dormir, faz parte das minhas estratégias para ter sucesso na educação do meu filho.

Todo pai se preocupa, o grande problema é que preocupação não educa filho. É necessário aprender, conhecer, se dedicar a essa tarefa, se você já esta desistindo de ler essa matéria é um péssimo sinal, você faz parte de maioria que se preocupa, mas não se empenha na missão de educar. Tudo bem, pare de ler! já que você não tem tempo a perder, eu acredito ser melhor perder o tempo, do que perder o filho, mas a decisão é sua.

Você que não desistiu de acompanhar esse texto, faz parte da minoria que se dedica na criação dos filhos, o restante age conforme o momento, fazendo o que dá na cabeça, mas certamente esse não é a melhor maneira, segue abaixo os 4 principais erros dos pais na minha opinião:

- EGOISMO: Pais que só pensam neles, só agem conforme os seus próprios interesses só investem em si mesmos.

- REIS / RAINHAS: Pais que não criam filhos, criam na verdade imperadores, que receberam sempre tudo que quiseram e já mandam na casa no pai na mãe, como consequência, acham que todos tem que se render aos seus desejos.

- FALTA DE EXPRESSAR CARINHO: Crianças que crescem sem ouvir uma palavra de apoio, são xingadas e humilhadas desde muito cedo, o dialogo é ausente, mas as cobranças são frequentes. Nesse caso o adulto transfere as suas responsabilidades para criança, palavras como: Eu te amo, Você vai conseguir, eu Estou com você, Somos amigos... Não fazem mal, eles precisam ouvir isso.

- EXEMPLO: O que mais se falta dentro de casa são exemplos dos pais para com os filhos, palavrões, enganar, mentir, humilhar as pessoas, beber, fumar, falta de temor a Deus, não ser sincero, nem se dedicar a sua crença, além de outras coisas, nem sempre é o mundo que ensina, vem dos próprios pais, que levam suas vidas a deus dará.

Resumindo, o equilíbrio é ponto fundamental para tudo na vida.

Abaixo segue um texto, que me enviam por e-mail bastante interessante, sobre a educação dos filhos, acompanhe:

Abraço
Erik Rafael Tendoro
eriktendoro.blogspot.com

Como educar nossos Filhos

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9.. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

21. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."
Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Fran disse...

Parabéns Erik pelo texto, tbm creio que se tratando de educação, só ter preocupação não adianta, o importante tbm é estar presente na vida dos filhos e principalmente dar um bom exemplo. Que Deus possa nos abençoar e instruir nessa difícil missão que é ser pais e mães.

Erik Têndoro disse...

Olá Fran!

Obrigado pela sua preciosa visita nesse humilde espaço, obrigado por ter acompanhado o texto e parabéns por se preocupar com a educação. Se o Brasil fosse mais bem Educado, seriamos uma nação de ponta, tudo depende dela.

abraço
Deus abençoe voc~e e sua casa

Erik Têndoro

Yasmin disse...

Meu filho ganhou este livro na escola...Expedição Butantan
Realmente é excelente...
De uma forma bem simples, consegue entreter os pequeninos, passando informações importantes sobre Ciências.
Eu recomendo!
http://www.editoramagma.com.br/livro/422/kit-4-expedicao-butantan-gibi-camiseta

Anônimo disse...

Oi, Erik.
Parabéns pelo blog e pelas palavras. Realmente os filhos precisam muito da nossa orientação. Não podemos ser sempre amigos dos nossos filhos. Ser amigo é fácil. Além do mais, amigos eles teem muitos. Precisamos, sim, ser pai e mãe. Eis o grande desafio.

Abraços, paz e bem!

Jal.

Erik Têndoro disse...

Olá Jal,

Fique muito feliz com sua visita, claro, envergonhado com alguns erros que você pode ter encontrado nos textos. Mas a mensagem principal realmente é despertamos para nosso modo de agir com nossos filhos. Eles são nossas maiores riquezas.

Abraço
Deus te abençoe

Pesquisar no blog