Contador Grátis Erik Têndoro Blog: Homilética

28 de outubro de 2009

Homilética


Homilética? O que é isso?

É impossível não associar o nome homilética com omelete , quando ouvimos homilética, pela primeira vez (risos), porém assim como a escrita é diferente, o significado também.

Como no post anterior tratamos a cerca de falar em publico, agora eu quero especificar o falar em publico na igreja. Ou seja, dicas para quem quer pregar ou simplesmente dirigir o culto de uma maneira mais... Podemos dizer... Condizente e ética, ou seja, sem absurdos rotineiros.

Sei que boa parte dos púlpitos são ocupados por pessoas simples e de pouco estudo, mas temos que conscientizá-las que estamos a serviço do rei e sempre é importante fazer-mos o melhor para Deus. As dicas que a Homilética trás pode ajudar todos nós a desempenharmos melhor o nosso papel de mensageiros da palavra da salvação.

Homilética é a Arte de pregar, traz pontos relevantes de como se portar a frente da igreja e como preparar-mos um sermão, contendo um começo, meio, fim e principalmente com objetivo, foco, tratando de um tema especifico.

Eu particularmente aprendi a apreciar todos os tipos de mensagens, aquelas agitadas e barulhentas, aquelas calmas, as que contam com a participação da igreja e até aquelas que começam a todo vapor e depois vai diminuindo a empolgação até terminar mansinha e chamada mensagem funil, começou contagiante e terminou fininha, é melhor do que a mensagem espada que é fina e comprida e da à impressão que nunca vai acabar.

Em todo tipos de mensagens Deus fala e podemos aprender muito, porém o que me entristece é quando o tempo (que já é escasso da pregação) é tomado por fatos do cotidiano do orador, alguns começam a mensagem falando tudo que aconteceu em seu dia, entram em detalhes de que ônibus tomou, do que conversou durante o trajeto e até o que comeu no jantar, me desculpem mais isso não é pregação e sim um bate papo.

Abaixo segue um vídeo de um rapaz que não esta em uma igreja e nem deve ter conhecido a Cristo ainda, porém existem várias pessoas que ao tomar o santo altar, comete os mesmos erros desse do vídeo, acompanhe:



Certo, nem todas as dicas apresentadas no vídeo se aplicam a igreja, mas certamente você já participou de cultos em que a pessoa saiu completamente do contexto, e matou o tempo falando de si mesma, e não da palavra de Deus, no dito popular isso se chama encher lingüiça.

Para não ser um “enchedor de lingüiça” estude, treine, ore, busque a Deus, estou certo, ele vai te abençoar. Para você que esta disposto a fazer o melhor para Deus, segue uma aula de homilética, ministrada pelo Pr. Simião Campos.

Boa aula!

Forte abraço
Fique com Deus
Erik Tendoro
eriktendoro@hotmail.com
eriktendoro.blogspot.com



Parte 1






Parte 2







Parte 3



Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Karina Tendoro disse...

Irmão, não lembrei de omelete não.... lembrei de elétrica...

Erik Têndoro disse...

kkkkkkkkkkk, mas agora você já sabe o que é.

obrigado pelo comentário!!

bjão!!

Pesquisar no blog