Contador Grátis Erik Têndoro Blog: Fala você!

1 de outubro de 2009

Fala você!




Fala você!




A expressão acima é muito comum, quando há a necessidade de se falar em público, a verdade é que ninguém gosta de desenvolver essa tarefa, pois o que fala em publico se expõem, todos tem medo de serem ridicularizados.



É notória essa barreira na vida de todos, mas ela precisa ser vencida, desde os tempos de escola, poucos alunos gostam de apresentar um seminário, mas acaba sendo inevitável o dia dessa apresentação, seja na faculdade, na formatura, na empresa, em uma palestra, a qualquer momento a batata quente pode estar em sua mão.




Como vencer o medo?



Meu conselho é: Praticando!



Quanto mais se fala em publico mais facilidade você tem para vencer o medo, mas acredite, ele nunca vai sumir, mas pode perfeitamente ser dominado.



Outras dicas são:




  • Domine o assunto a ser falado

  • Procure saber o perfil dos ouvintes

  • Não seja por de mais demorado.

  • Evite gírias, ou palavras chulas.

  • Seja cordial e educado.

  • Roupas e cabelos adequados e bem penteados ajudam muito, porém sem exageros.

  • Fale com alegria, entusiasmo, passe emoção.

  • E MUITA CALMA, domine as mãos e pernas e não deixe perceberem o seu nervosismo, isso tira o foco da sua palestra, os ouvintes vão passar a prestar atenção em você e não nas suas palavras.


Os primeiros 10 minutos são os mais críticos, por isso treine bem a introdução do assunto a ser falado, ao decorrer dos minutos automaticamente você vai se soltando.


Acerte o tom de vós com o tempo de fala, para não terminar em um tom mais baixo, e se o tom de voz mudar deve ser sempre para um tom maior, isso acontece quando nos envolvemos na mensagem transmitida. Mas cuidado para não ferir os ouvidos do publico, isso também dispersará a audiência.




Assista algumas dicas em vídeos disponíveis no youtube:



Forte abraço


Deus abençoe



Erik Tendoro


eriktendoro@hotmail.com



Video 1



Video 2



Video 3

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Pesquisar no blog