Contador Grátis Erik Têndoro Blog: O que são usos e costumes?

30 de maio de 2009

O que são usos e costumes?



Os chamados usos e costumes estão presentes em todas as igrejas e não só naquelas tidas como mais rígidas. A Liturgia do culto, a maneira de ministrar a santa ceia, como se comportar ao chegar ou ao se despedir da igreja, a maneira de cumprimento, seja paz do Senhor, seja graça e paz ou até paz de Deus, tudo compõe os usos e costumes de uma comunidade, formando assim as características daquele lugar, fazem que logo aquele grupo passe a ser conhecido por essa maneira de ser, agir, falar e etc.
Costumes e usos não estão presentes só nas igrejas eles estão presentes em todos os grupos, seja uma família, um bairro ou uma cidade. O brasileiro come macarrão aos domingos, toma sopa quando está doente, ou está frio, em outros paises, pode-se comer sopa todos os dias, independente da temperatura. Em uma família todos bebem café em outras todos bebem chá. Sendo assim, o uso gera um costume que virá um ritual comum aquele grupo, que passa a ser uma lei dentro da comunidade.

Em um determinado local todos podem tem o hábito de tomar banho frio às 4 da manhã, e certamente vão estranhar quem não faça o mesmo ou até se sentir ofendido, quando alguém dentro de sua casa não proceder como eles. Imagine bem no centro de São Paulo um homem barbado vestindo saias circulando pelas lojas do comercio, causaria no mínimo estranheza de quem contemplasse, porém esse uso, de saias para homens é comum em alguns paises.

Dizem que no país do Marrocos não se pode mostrar em hipótese alguma a sola do sapato, pois se trata de desrespeito, uma humilhação às pessoas locais, dizem que existe uma tribo africana, onde o bonito dos homens são as partes brancas dos dentes e do olho, sendo assim para conquistar as moças os rapazes exibem os dentes, batendo uns aos outros, viram os olhos para os lados, a fim de mostrarem suas partes brancas. Absurdo para nós, normal para eles. Os nossos jovens que passam fixadores nos cabelos, podem não fazer sentido para algumas regiões, onde perguntariam, para que deixar os cabelos duros?. (risos). Assim acredito que você começou a entender que a importância dos costumes é local e não global.



O que se deve fazer é sempre se inserir no contexto do local para não ofender, a bíblia não dita em que costume ou que linha de costumes deve ser seguida, mas nos ensina a fugirmos da aparência do mau. (I tessalonicenses 5.22). isso é o importante.



Muitos líderes que não tem essa visão global tentam sem sucesso, transformar seus costumes em doutrinas bíblicas, tentando dizer o que a bíblia não diz, tentando passar a sua micro-visão local, para todas as regiões, no seu insucesso passam a julgar e condenar os que não seguem seus ditos padrões.



Como assembléiano apoio os costumes de minha igreja e sou a favor de conservá-los, mas os costumes sozinhos nada são, mas em conjunto com a doutrina, acredito que tem muito a somar na vida cristã. A bíblia é a favor de conservar os bons costumes (I Corintios 15.33) e acredito que além de ajudar o crente viver com pudor, mantém uma característica do povo de Deus de onde vivemos. É importante frisarmos que enquanto aqui valorizamos a saia para mulheres e o não uso de bijuterias, em outro lugar pode-se valorizar a burka o turbante ou até o cocar.
Mas o importante que o Senhor Jesus comprou para si com o seu sangue, todos os povos e nãções, não importando língua, costumes posição política e social. A todos que crêem em seu nome foi lhe dado poder de serem feitos filhos de Deus.(João 1.12) (Apocalipse 7.9) “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos”;




Deus abençoe!

Em Cristo
Erik Rafael Têndoro
eriktendoro.blogspot.com
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Pesquisar no blog